Tuesday, April 6, 2010

Comboio Nocturno Para Lisboa

Comboio Nocturno Para Lisboa

 

Título em Portugal: Comboio Nocturno Para Lisboa
Título no Brasil : Trem Noturno Para Lisboa

Fica aqui a minha recomendação de leitura, este livro tem me fascinado nos últimos dias, começo a ler um capítulo de manhã no ônibus no trajeto para o trabalho e a vontade é de não parar tamanha a ligação que tenho tido com o livro a cada dia.

O livro foi escrito por Pascal Mercier, um Suiço que atualmente vive em Berlim na Alemanha onde é professor de Filosofia.

O fato da história se passar quase toda em Lisboa me encanta mais ainda, os lugares retratados são os lugares que frequento constantemente nesta cidade como Bairro Alto, Alfama e muitos outros.
Uma verdadeira epopéia escondida atrás de uma viagem através da Europa e do nosso jeito de pensar e agir.

Não deixem de ler.

Deixo com vocês um pouquinho da descrição do livro:
Numa manhã chuvosa, uma mulher prepara-se para saltar de uma ponte em Berna. Raimund convence-a a nao fazê-lo, e consegue, mas depois a mulher desaparece. Tudo o que sabe é que é portuguesa. De tarde, entra numa livraria e, por acaso, descobre um livro de um auto português, Amadeu de Prado, que foi médico, poeta e resistente durante o salazarismo.
Raimund é, desde há muito tempo, professor de latim e grego, o que já o entusiasma tão pouco como o seu casaento, já em estado de desagregação. Aprende português e, uma noite, mete-se num comboio para Lisboa, uma cidade que irá ser o local de todas as revelações: dos mistérios da vida humana, da coragem, do amor e da morte.
Um livro que apetece reler lentamente, mal se acaba de ler.

No comments:

Post a Comment