Tuesday, January 26, 2010

Up In the Air

Nas Nunves - Up In the Air

Título original: Up In The Air
Título em Portugal: Nas Nuvens
Título no Brasil: Amor Sem Escalas

Um ótimo filme para se ver, é o tipo de filme que apesar de ser cômico também te faz pensar sobre os valores no mundo de hoje.

Tenho que admitir que ao ver o filme me identifiquei bastante com a personagem interpretada por George Clooney. Ryan Bingham, um dos melhores funcionários de uma emmpresa que, na prática, despede pessoas, e está perfeitamente satisfeito por passar a maior parte da vida em aeroportos e quartos de hotel. O seu objetivo principal é o de acumular o maior número possível de milhas aéreas, marcado por uma eficácia obsessiva nos vários procedimentos de qualquer viagem, um controle absoluto da situação que ele crê que seja a estenção de sua própria vida.

Para lhe provar que isso não é bem assim surgem-lhe duas mulheres no caminho. Vera Farmiga, outra passageira frequente com quem ele começa a ter uma relação que rapidamente se torna algo mais que sexo pontual, e a jovem interpretada por Anna Kendrick, uma colega da confiança do chefe a quem ele terá de convencer que despedir alguém ainda não é algo que se possa fazer mais economicamente por vídeo-conferência. É na relação com estas duas mulheres muito diferentes que as certezas do mundo de Bingham irão sofrer um sério abalo.

O produtor Jason Reitman se superou neste filme. Consegue o prodígio de nos surpreender e encantar quase cena a cena, pela inteligência dos diálogos e pela construção sutil mas bem conseguida da narrativa, sempre a ziguezaguear entre o que se advinha meloso e o que se figura ácido.

Para o bem ou para o mal este filme ameaça ficar como um retrato das fobias e obsessões do moderno homem ocidental na entrada para a segunda década do século XXI.

Não deixem de ver!

1 comment:

  1. pora acaso ja o filme ha uns dias e fiquei um pouco desiludido. gostei, mas com tanta propaganda que vi sobre o filme fiquei comexpectativas altas de mais. nao digo que nao seja um bom filme, é, eu é que esperava mais.

    abraço

    ReplyDelete